Agricultura promove reunião técnica de adubação verde

A Secretaria Municipal de Agricultura de Taió promoveu uma reunião técnica em parceria com a Epagri, para tratar de adubação verde. A reunião foi realizada em área rural, na propriedade do senhor Zenóbio Junches, na localidade de Ribeirão da Erva.

O local foi escolhido para a reunião, porque o produtor rural aceitou fazer um experimento e reservou uma área para a implantação de 12 canteiros de adubação verde. Os canteiros foram cultivados com: nabo forrageiro com centeio; ervilhaca peluda com centeio; nabo forrageiro com aveia preta; tremoço branco; centeio; ervilhaca peluda; aveia preta; aveia preta com ervilhaca peluda; nabo forrageiro; ervilhaca comum; gorga; e centeio crioulo.

A reunião envolveu a explicação técnica, que foi realizada pela engenheira florestal da Epagri, Juliane Knapuk, seguida da prática, observada nos canteiros com a demonstração dos resultados obtidos com a adubação verde.

O secretário municipal de Agricultura, Flávio Molinari comenta que o método melhora a qualidade do solo e ajuda a evitar prejuízos na produção. “A utilização de diferentes espécies de adubação verde é importante para a melhoria da fertilidade e cobertura do solo. Ajuda a facilitar o controle de plantas daninhas e a interferir na biologia do solo”, explicou.

Jornalista: Albanir Júnior

MTE 0004222SC