Projeto de inglês da EEF Prefeita Erna Heidrich alcança dimensões internacionais

O ano de 2001 foi um ano muito triste para os Estados Unidos da América por conta do atentado terrorista contra o World Trade Center.  Muitos mortos e feridos foram protagonistas desse triste acontecimento sem contar com os envolvidos no processo em torno da cidade. No ano de 2002, o professor de Inglês, Sergio Odair Bridarolli recebeu de uma colega de trabalho materiais os quais muitos se relacionavam com o triste evento do ano anterior. Ali estava um recorte onde noticiava o trabalho dos bombeiros naquele cenário catastrófico.

 

O professor, então, na leitura desse material, encontrou e separou o endereço postal desses profissionais. Na época, o mesmo trabalhava na Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich no bairro do Seminário, antiga Nova Geração. Trabalhando com a turma da 6ª série, comentou com a turma do acontecimento e os informou que tinha o endereço dos Bombeiros e da UNICEF. Em conversa, decidiram arriscar numa tentativa de comunicação escrita com essas duas entidades internacionais através de cartas. Na oportunidade, o professor enfatizou os temas que estavam sendo trabalhados em sala de aula, as “Question Words”, traduzidas significam Palavras Interrogativas. 

 

O processo de construção iniciou e houve muita expectativa na confecção das cartas, pois, muitos não sabiam como realizá-las, principalmente no momento em que foi trabalhada a questão de preencher o envelope cuidadosamente com os dados do emissor e do destinatário. Esse último, momento marcante, pois, os alunos perceberam que o trabalho em questão estava se concretizando. Euforia total. O mais interessante é que os mesmos não tinham a visão da logística do processo.

 

Foram dias, semanas e meses até que  em meados do mês de setembro daquele mesmo ano, a escola recebeu uma encomenda diferente. A diretora na época, na pessoa da prof. Maria Aparecida Vizentainer, recebeu a correspondência mas não sabia diretamente do que se tratava, pois todo o material, como remetente e destinatário, estava completamente em Língua Estrangeira. Nesta ocasião, o professor foi solicitado. Para a sua alegria, uma caixa grande, pesada, trazia muito material para os alunos e para o professor. Uma carta agradecendo a escola e alunos pela preocupação com o povo norte americano em sofrimento. No interior da embalagem, haviam várias coletâneas de CDs dedicados a cada aluno que escreveu para lá. Foi inexplicável a entrega desse material a cada um dos alunos.

 

Esse acontecimento repercutiu nos arredores da escola, principalmente na família dos alunos. Muitos dos pais não acreditaram no fato e vieram tirar satisfação com o professor alegando que o mesmo estava ludibriando seus alunos para que os mesmos participassem das aulas.

 

A partir daí, o professor começou a garimpar via internet endereços de empresas internacionais para trabalhar de maneira diferente com seus alunos tornando a aprendizagem de uma Língua Estrangeira mais atrativa e motivante. Atualmente, inúmeros são os endereços dos quais os alunos direcionam suas curiosidades, anseios e intenções. Entre eles, empresas de tecnologia, grifes de modas, indústrias de cosméticos, redes sociais, entretenimento e clubes esportivos.

 

Muitos dos alunos se empenham para construir sua carta, porém, nem todos conseguem receber sua resposta. Muitas delas veem meses depois trazendo uma resposta em seu próprio nome, deixando o coração desse jovem eufórico. Para outros, frustração. Sentimento de tristeza, pois, a empresa não o respondeu. Nesse momento o professor precisa entrar e fazê-los compreender que esse processo faz parte, e que precisamos saber lidar com isso, pois, nem toda a empresa quer ou consegue responder a todas as correspondências que chegam a suas caixas postais.

 

Já são mais de 15 anos de desenvolvimento desse maravilhoso projeto, intitulado “Intercâmbio através de Correspondências Internacionais” e muitos dos alunos guardam seus presentes vindos de outros países, tendo eles como uma das suas maiores conquistas deixando em sua estante da sala à amostra.

 

O professor Sérgio frisa que os objetivos específicos do projeto são:

 

• Utilizar a Língua Inglesa como meio de comunicação;

• Usar o processo escrito como alternativa de comunicação internacional;

• Despertar no aluno o interesse, a curiosidade na busca por informações;

• Resgatar conceitos gramaticais fundamentais e de vocabulário para o processo da escrita;

• Conduzir o aluno a escrever, ler em língua estrangeira, o Inglês;

• Revisar noções iniciais em Língua Inglesa principalmente as informações pessoais;

• Reconhecer recursos linguísticos e gramaticais que possibilitem o ensino-aprendizagem de forma eficiente;

• Proporcionar aos alunos a ampliação do conceito Comunicação.

• Motivar o aluno a buscar informações que contribuam para seu desenvolvimento intelectual;

• Usar do meio de comunicação, Carta, como alternativa de trabalho;

• Reconhecer a estrutura organizacional de uma carta;

• Compartilhar informações com o intuito de enfatizar a aprendizagem;

• Dinamizar as aulas com temas diferenciados;

• Conhecer o processo de envio de correspondências nos Correios;

• Relacionar-se internacionalmente  através das trocas (intercâmbio) de cartas.

 

São ministradas três aulas de Inglês por semana na Escola de Ensino Fundamental Prefeita Erna Heidrich. Durante três semanas o professor e alunos se dedicaram na confecção de Cartas às empresas Estrangeiras. Dentre os procedimentos utilizados destacam-se:

 

• Aulas expositivas e dialogadas;

• Apresentação do projeto e da sua intencionalidade;

• Escolha dos endereços internacionais por parte dos alunos no Laboratório de Informática;

• Produção de uma Carta em Língua Inglesa, utilizando o processo da escrita;

• Confecção do envelope discriminando o emissor do destinatário;

• Envio da correspondência.

 

Os alunos são avaliados de acordo com sua produtividade e envolvimento na atividade desenvolvida ao longo das aulas como também da assiduidade e pontualidade, assim discriminadas por notas:

 

1 – Nota pela carta e envelope desenvolvidos;

2 – Nota pelo envolvimento, pontualidade e assiduidade.

 

A exemplo disso, nesta semana o famoso clube Barcelona, da Espanha, respondeu a dois alunos da escola. Segundo o professor, essa é recompensa vindo pelo bom trabalho feito. Parabéns a todos os envolvidos!