Projeto Educacional Agricultura Familiar ensina crianças sobre a origem dos alimentos

A Prefeitura de Taió, por meio da Secretaria de Educação, está promovendo, desde o mês de maio, o projeto de Agricultura Familiar. O projeto visa esclarecer e elucidar as mentes das crianças que estudam nos Centros de Educação Infantil (CEI), sobre a origem dos alimentos que consomem.  Um dos agricultores que aceitou participar disse, estar contente por poder colaborar com a explicação para as crianças, “esta é a primeira vez que recebemos visitas de crianças, é muito gratificante poder colaborar para o conhecimento delas”. Destacou a importância de poder ensiná-las sobre a procedência dos alimentos que vão a mesa.  Horst Frecha, que também é presidente da Cooper Taió, enfatizou que os produtos entregues para a merenda escolar fornecidos por ele, não contém agrotóxicos. Se divertiu ao ver as crianças plantando as hortaliças e agradeceu a organização por poder colaborar.

 

De acordo com a nutricionista Maíra Fachini Bolduan, muitas das crianças não tem ideia de onde vem os alimentos que são postos a mesa. Ela lembra que um dos alunos acreditava piamente que o brócolis era produzido no supermercado, “estamos tão acostumados com os produtos industrializados, que acabamos esquecendo de ensinar as nossas crianças o real sentido e origem dos alimentos”, disse.

O projeto de visitação envolve todos os Centros de Educação Infantil do Município. A previsão é que até o final do ano, todos os centros educacionais tenham tido acesso a agricultura da região.

Nessa próxima quarta-feira (23), será vez do Centro Educacional Infantil – Anjo da Guarda conhecer como é realizada a produção de biscoitos. Nessa oportunidades, os próprios alunos poderão participar da etapa inicial de produção.