Ir para conteúdo 1 Ir para menu 2 Ir para busca 3 Ir para rodapé 4 Acessibilidade 5 Alto contraste 6

---

  • ?
  • ?

---

  • ?
  • ?


1º Encontro da Rede Intersetorial de Taió é realizado

Publicado em 30/09/2022 às 13:34 - Atualizado em 03/10/2022 às 10:06

Na manhã da última quinta-feira (29), no Plenário Manoel Correia de Negreiros da Câmara de Vereadores de Taió, foi realizado o 1º Encontro da Rede Intersetorial do município.

 

O evento organizado pelo município através das Secretarias de Assistência Social, Educação e de Saúde, em parceria com Ministério Público e Poder Judiciário, reuniu diversos órgãos e agentes que integram a rede de proteção à infância e juventude da cidade com o objetivo de estabelecer um fluxo de trabalho articulado, que permita maximizar e efetivar a proteção às crianças e adolescentes que aqui residem.

 

A programação contou com a fala do Promotor de Justiça Otávio Augusto Bennech Aranha Alves sobre a importância da atuação em rede, da representante da Vigilância Epidemiológica, Ana Paula Zimermann, que abordou o tema “notificações nos casos de violência” e da Assistente Social Ana Paula Araújo, que tratou sobre a escuta especializada e revelação espontânea.

 

Ao fim do encontro foram feitos encaminhamentos para a deflagração do comitê municipal da escuta especializada.

 

O que é a Rede Intersetorial?

A intersetorialidade trata-se de mecanismos de gestão e integração de ações, saberes e esforços de diferentes setores da política pública, com o objetivo de construir objetos comuns de intervenção entre eles, para o enfrentamento mais articulado dos problemas sociais.

 

Áreas, como Assistência Social, Educação e Saúde, possuem dados que se utilizados de maneira integrada, e com ações pensadas em conjunto, farão com que os diferentes setores que lidam com as vulnerabilidades e fragilidades multifacetadas – de natureza e aspectos diversos – dos núcleos familiares, encontrem saídas e soluções coletivas a partir destas ações intersetoriais.

 

É necessário um olhar ampliado para além do que cada política consegue perceber. Por esse motivo, a intersetorialidade existe para resolver questões complexas, além de inúmeros outros casos de difícil compreensão.

 

A integração dos setores auxilia inclusive nas dificuldades enfrentadas pelos profissionais dessas políticas, articulando posturas, novos mecanismos e ações, visando a busca pela garantia dos direitos fundamentais de cada cidadão.

 

Imagens do evento.

Fonte: Promotoria de Justiça de Taió e Secretaria de Assistência Social de Taió