A Coordenadora Municipal do Pnaic fala das ações do programa em Taió em 2016

Publicado em 09/11/2016 às 14:20 - Atualizado em 09/11/2016 às 14:25

A Coordenadora Municipal do Pnaic fala da ações do programa em Taió em 2016
Créditos: Márcio Nato Rodrigues Baixar Imagem

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – Pnaic, é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Para o ano de 2016 o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa apresenta três eixos que serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico: Fortalecimento das estruturas estaduais e regionais de gestão do programa, o monitoramento da execução e a avaliação periódica dos alunos. Formação de professores desenvolvida em parceria com as secretarias de educação e governos municipais com foco na aprendizagem do aluno do 1º ao 3º ano do EF e dos alunos com alfabetização incompleta e letramento insuficiente. Reconhecimento e valorização das escolas e dos profissionais comprometidos com a elevação dos índices de alfabetização dos estudantes.

A coordenadora municipal do Pnaic Mari Elise Eble, destacou que neste ano o programa tem um foco diferente, “nós estamos com duas escolas envolvidas, Adolpho Ewald e Erna Heidrich. E este ano, cada professor está trabalhando com um aluno que ainda não alcançou o objetivo da alfabetização do terceiro ano para poder capacitá-lo neste aprendizado”, disse.

A duração do Pnaic é de um pouco mais de 40 dias, e o foco é ajudar o aluno em dificuldade no aprendizado a alcançar os objetivos. “Os professores são capacitados e sabem bem lidar com o assunto, eles tem 100 horas de formação, para assim dar uma resposta satisfatória ao programa”, finaliza a coordenadora.